Powered By Blogger

domingo, 30 de outubro de 2011

Jornais Digitais Nacionais e Internacionais


Mais um caso de corrupção corre nas notícias dos jornais do mundo, o escândalo acontece com o agora ex – Ministro dos Esportes Orlando Silva, no qual tem fortes suspeitas na participação de desvio de dinheiro.
Os jornais eletrônicos escolhidos foram: El Clarín (Argentina), O Globo (Brasil)  El Pais (Espanha), e Folha Online (Brasil). 

                     Figura 1: El Clarín.com

O jornal Clarín ressalta notícia da saída do ministro Orlando Silva do seu cargo por suspeita de corrupção no atual governo de Dilma Rousseff. O jornal ainda afirma que a saída do mministro não só causou rebuliço no mundo político, mas também no nível das bases.
Embora o afastamento do Ministro tenha se concretizado, ainda não foram descoberta provas concretas sobre sua participação no caso.


                     Figura 2: O Globo Online

O Jornal o globo observa o processo do Ministro do esporte Orlando Silva, e mostram que as iniciativas de apuração dos fatos vieram do próprio acusado.
O Globo ainda afirma que esta informação pode estar escondida ou possa ter sido negligenciada pelo noticiário. Orlando Silva que propôs a abertura de investigação à Polícia Federal a ao Ministério Público, além de sua quebra de sigilo telefônico, fiscal, bancário e de correspondência.


                     Figura 3: El Pais.com

O jornal El país publica a notícia em que o Ministro dos Esportes Orlando Silva, membro do Partido Comunista (PCdoB), apresentou sua renúncia a presidente Dilma Rousseff, logo depois de a Suprema Corte anunciar a abertura de uma investigação de corrupção.


                         Figura 4: Folha.com
 
O jornal folha.com publicou na sua edição a nomeação de Aldo Rebelo para o Ministério do Esporte, que irá assumir o lugar de Orlando Silva, que deixou o governo em meio a denúncias de possível participação na corrupção.


Os jornais eletrônicos têm pontos em comum, nos quais buscam relatar a cobertura atualizada do que está acontecendo no mundo. A notícia do escândalo do ex Ministro dos Esportes Orlando Silva, cujo há suspeitas de desvio de dinheiro. Os jornais internacionais publicam a notícia de uma forma mais breve, não abrangendo muito o assunto, já os nacionais se aprofundam mais no que está acontecendo, relatando detalhes do caso e atualizando o mesmo no decorrer do tempo que o fato permanecer repercutindo novas informações sobre a notícia.




Referências


O GLOBO ONLINE. CNT cria comitê para investigar morte de Kadafi. O Globo, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/10/24/cnt-cria-comite-para-investigar-morte-de-kadafi-ong-denuncia-execucoes-em-sirta-925640405.asp>. Acesso em: 30 out. 2011.


EL CLARÍN.COM. Un video revela el pedido de clemencia de Kadafi al ser capturado. El Clarín, Buenos Aires, 2011. Disponível em: <http://www.clarin.com/mundo/demora-funeral-Kadafi-investigacion-muerte_0_576542516.html>. Acesso em: 30 out. 2011.


ZEROHORA.COM. Conselho Nacional de Transição líbio afirma que Kadafi está morto. Zero Hora, Porto Alegre, 2011. Disponível em: < http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Mundo&newsID=a3533213.htm>. Acesso em: 30 out. 2011.  


FOLHA.COM. Diario Oficial Publica nomeação de Aldo para Ministério do Esporte. Folha.com, Porto Alegre, 2011. Disponível em:        <http://www1.folha.uol.com.br/poder/998256-diario-oficial-publica-nomeacao-de-aldo-para-ministerio-do-esporte.shtml >. Acesso em: 30 out. 2011.


sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Jornais Eletrônicos


 
A modernidade e tecnologia se resumem em uma palavra, crescimento. Como já venho publicando em meu blog, a tecnologia está em um constante desenvolvimento, e para falar mais um pouco sobre assuntos que abordam a tecnologia irei postar um assunto que diz respeito a mesma, os  Jornais Eletrônicos.
Diante da tecnologia, muitas pessoas mudaram seus hábitos, como o fato de escrever cartas, onde a mesma era enviada através do correio para amigos, parentes etc. Hoje em dia correios existem praticamente só para receber contas e propagandas. Cartas? Elas quase já não existem mais, quando e se são escritas, são enviadas através do e-mail, ou outros programas de mensagens instantâneas.
Livros, repositórios de vídeos, banco de imagens, ambos já postados no blog estão disponíveis na internet para qualquer pessoa acessar.
 Os jornais impressos não são diferentes, muitos já estão na rede, o que possibilita o fácil acesso e consequentemente o usuário deixa de lado o jornal impresso. Segundo Mielniczuk (2001, p. 1) “A internet passa a ser empregada, de forma expressiva, para atender finalidades jornalísticas, a partir de sua utilização comercial, que se dá com o desenvolvimento da Web doas anos 90.” Um exemplo de jornal que disponibiliza o mesmo na rede é a Zero Hora, que além do jornal eletrônico ainda mantém o impresso.



 Os jornais eletrônicos vêm com muitos pontos positivos em relação aos profissionais da informação, onde proporcionará ao leitor a informação de mais fácil acesso, proporcionando assim a disseminação e a troca de informações entre os leitores.  Conforme Alves (2006):


“Trata-se de um meio ativo, que requer constante interação com seus usuários, contrastando com a relativa passividade que marca a relação do telespectador, ouvinte ou leitor com os meios tradicionais”.


Os jornais eletrônicos acabam gerando uma diversidade para seus usuários e também para os jornalistas, que poderão tanto consultar o jornal impresso quanto o jornal eletrônico. A internet está na vida de todos diariamente, visto que  centros de informação como bibliotecas, arquivos museus podem desfrutar de tal benefício, onde irá proporcionar acesso a novos conhecimentos dentro de suas instituições.




Referências


MIELNICZUK, Luciana. Características e implicações do jornalismo na Web. In: CONGRESSO DA SOPCOM, 2., 2001, Lisboa. Anais… Lisboa: Universidade Lusófona, 2001. Disponível em: <http://www.facom.ufba.br/jol/pdf/2001_mielniczuk_caracteristicasimplicacoes.pdf>. Acesso em: 27 out. 2011


ALVES, Rosental Calmon. Jornalismo digital: dez anos de web... e a revolução continua. Comunicação e Sociedade, [s.l.], v. 9-10, p. 93-102, 2006. Disponível em: <http://moodleinstitucional.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=101617>. Acesso em: 27 out. 2011.

sábado, 22 de outubro de 2011

Repositório de Vídeos



 
É visto que nos dias de hoje a tecnologia está muito presente em nossas vidas, e também em constante crescimento.
As TICs (tecnologias de informação e comunicação), atualmente vêm tendo uma grande importância para o meio acadêmico, onde tem como objetivo auxiliar estudantes, com a disseminação e compartilhamento de pesquisas.
Graças as TICs e conseqüentemente o surgimento dos repositórios institucionais, tornou-se um auxílio para seus usuários que diariamente estão presentes na vida de cada um. Segundo Ferreira (2007, p. 80):

 “[…] a) aquelas que possibilitam a implementação de repositórios que se constituem em espaços de armazenamento, recuperação e recuperação e preservação da memória técnica produzida em uma dada área ou instituição; b) aquelas voltadas à implementação de repositórios cujo propósito seria a criação de espaços para a construção/reconstrução e compartilhamento do conhecimento visando otimizar a prática e o processo de pesquisa em determinada área”.

Como resultados dessas tecnologias surgiram os repositórios, um exemplo de repositório, são os repositórios institucionais, que tem como objetivo armazenar, preservar, organizar e disseminar os resultados de pesquisas de instituições de ensino. Segundo Rozados ([20--?], p. 2) os repositórios de vídeos são “sistemas de captura, tratamento, organização e recuperação da informação multimídia – vídeos.”
Eles auxiliam muito na educação onde alunos podem ter o acesso adequado a determinado material disponibilizado na rede.
Graças ao acesso livre  (open acess) é possível que o aluno possa ter acesso com maior facilidade a documentos disponibilizados na rede com o consentimento dos próprios autores.
Entre os inúmeros repositórios, estão os repositórios de vídeos que tem o objetivo de organizar, tratar, capturar e recuperar a informação.
Geralmente eles são usados para vários fins abrangendo várias áreas do conhecimento. Os serviços disponibilizados podem ser oferecidos por instituições gratuitas ou pagas.
Exemplos de repositórios de vídeos:

·         Canal Saúde: http://www.canalsaude.fiocruz.br (Disponibiliza vídeos digitais em saúde e qualidade de vida).
·         Zappiens: http://zappiens.br/portal/home.jsp (Instituições que disponibilizam seus vídeos, como a USP e NIC).
·         Vimeo: http://www.vimeo.com/  (Possibilta a boa qualidade de vídeos) 
·         YouTube: www.youtube.com (Atualemente, um dos sites mais acessados na rede)



Referências


FERREIRA, S. M. S. P. Repositório institucional em comunicação: o projeto Reposcom implementado junto à Federação de Bibliotecas Digitais em Ciências da Comunicação. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, n. esp., 1º sem. 2007. 

ROZADOS, H. B. F. Repositórios de vídeos. [20--?]. 20 transparências. Disponível em: <http://moodleinstitucional.ufrgs.br/course/view.php?id=10743>. Acesso em: 22 out. 2011.
 
WIKIPEDIA. Repositório. Disponivel em:  <http://pt.wikipedia.org/wiki/Reposit%C3%B3rio> Acesso em: 22 out. 2011.

VIMEO. Repositório de vídeos. 2011. Disponível em: <http://www.vimeo.com/>. Acesso em: 22 out. 2011.

ZAPPIENS. Sobre o projeto. 2010. Disponível em: <http://www.zappiens.br/portal/visualizarTexto.jsp?midia=sbprojeto>. Acesso em: 22 out. 2011.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Vídeos e informação



O vídeo está dentro de uma ampla tecnologia de processamento de sinais eletrônicos, onde é possível capturar, armazenar, transmitir ou apresentar as imagens que estão em movimento. Estão disponíveis nos mais diversos formatos:
Formato VHS;
Formato BETACAM;
Formato MiniDV;
Formato DVD;
Formato MiniDVD.

Atualmente a informação e a tecnologia estão muito presente na vida das pessoas, bibliotecas, escolas, etc. Estão disponibilizando várias formas para disseminar conhecimento para seus usuários, a internet hoje em dia está muito em alta, o que acaba proporcionando para o usuário uma facilidade para obter a informação que deseja. Dentre os inúmeros suportes existentes na rede, estão os blogs, redes socias, sites com periódicos, livros e também vídeos, o que vem atraindo grandes públicos, tanto jovens como adultos. Segundo Moran (1995, p. 3):
As linguagens da TV e do vídeo respondem â sensibilidade dos jovens e da grande maioria da população adulta. São dinâmicas, dirigem-se antes à afetividade do que à razão. O jovem lê o que pode visualizar, precisa ver para compreender.

Muitas escolas já usam os suportes eletrônicos, onde buscam atrair a atenção dos alunos e diferenciar o ensino dentro de sala de aula. A expectativa deles é grande, pois com o manejo de um suporte diferente irá auxiliá-los no aprendizado, e devido à facilidade dos jovens com a atual internet será de grande valia tanto para alunos quanto para professores o uso da mesma dentro da sala de aula. Segundo Dallacosta (2004, p.2) :

A utilização de vídeos na educação facilita a aproximação entre a realidade escolar e os interesses dos alunos. Vivemos um tempo em que as imagens assumem um papel de lazer com o qual a escola não pode competir. Porém, se ao contrário os professores utilizarem-se deste recurso junto a uma proposta de currículo integrado, parece-nos que a escola se tornará mais próxima da realidade dos alunos e conseqüentemente mais interessante para eles.

O vídeo pode trazer muitos benefícios, mas é necessário um correto uso do mesmo. Ele deve ser usado em sala de aula desde que não fuja do assunto que ali está sendo abordado, posteriormente discutido e comentado por alunos.
Conforme Moran (1995, p. 4 – 6) o vídeo pode ser utilizado de várias formas:
Vídeo com sensibilização;
Vídeo como ilustração;
Vídeo como simulação;
Vídeo como conteúdo de ensino;
Vídeo como produção;
Vídeo como avaliação;
Vídeo como espelho;
Vídeo como integração/suporte.

É visível que o uso dos vídeos traz muitos benefícios para quem o utiliza usado de uma forma adequada para cada situação, posteriormente irá proporcionar o aprendizado e conseqüentemente o conhecimento.

Referências

MORAN, José Manuel. O Vídeo na Sala de Aula. Comunicação & Educação, São Paulo, ano I, n. 2, p. 27-35, jan./abr. 1995. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/comueduc/artigos/2_27-35_01-04_1995.htm>.  Acesso em: 30 set. 2011.
DALLACOSTA, A. et al. O vídeo digital e a educação. XV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE - UFAM - 2004.
WIKIPEDIA. Cinema. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADdeo >. Acesso em: 20 out. 2011.