Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Redes Socias

Hoje vou escrever sobre um assunto que está em nossa vida constantemente, a internet e as redes sociais. As redes sociais atualmente estão em alta, fazendo interagir milhares de pessoas e consequentemente as trocas de informações online, basta se cadastrarem e ter acesso à internet para participar. 


“As redes sociais emergem nos últimos anos como um padrão organizacional capaz de expressar, em seu arranjo de relações, as ideias políticas e inovadoras , nascidas do desejo de resolver problemas atuais.” Amaral (200?, p.2).


Ela trás muitos benefícios que auxiliam usuário e mediadores da informação, possibilitando a construção do saber necessário para quem busca novas formas de aprendizado. Segundo Amaral (200?, p.2) “São a manifestação cultural, a tradução em padrão organizacional, de uma nova fazer política.”
Silva (200? p.13) ainda comenta que: Rede social é uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos.”
O profissional da informação pode usar as redes sociais dentro da área da informação, usufruindo dessa ferramenta da internet para contribuir para com a disponibilização de informações e a troca de saberes entre os usuários.
Usando as redes sociais as pessoas discutem e conversam mais a vontade sobre determinados assuntos, isso permite que profissionais trabalhem juntos, procurando sempre propor melhorias na área da informação conseqüentemente desenvolvendo novas alternativas na divulgação e recuperação da informação.




As comunidades virtuais estão no mesmo caminho que as redes sociais, permitem que a informação circule de um modo mais facilitado na internet, o compartilhamento de informações que são disponibilizadas na rede, permite idéias novas que serão compartilhadas com outras pessoas interessadas no mesmo assunto.

Nós como profissionais da informação devemos estar sempre atualizados dos novos meios de comunicação que vem a surgir tendo a preocupação de sempre disponibilizar para o usuário informações seguras em outro formato que não seja o impresso.


Referências

.
AMARAL, V. Redes: uma nova forma de atuar. [s.l.]: [s.n.], [200?].


SILVA, R. S. da. Web 2.0: o poder do compartilhamento nas redes sociais. [s.l.]: [s.n.], [200?]. 26 transparências.

FANTÁSTICO. Redes Sociais na internet. [São Paulo]: [s.n.], 2009. 1 video (5:21 min.). Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=-CnYL5Jml6Q>. Acesso em: 11 nov. 2011.

Um comentário: