Powered By Blogger

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Jornais Eletrônicos


 
A modernidade e tecnologia se resumem em uma palavra, crescimento. Como já venho publicando em meu blog, a tecnologia está em um constante desenvolvimento, e para falar mais um pouco sobre assuntos que abordam a tecnologia irei postar um assunto que diz respeito a mesma, os  Jornais Eletrônicos.
Diante da tecnologia, muitas pessoas mudaram seus hábitos, como o fato de escrever cartas, onde a mesma era enviada através do correio para amigos, parentes etc. Hoje em dia correios existem praticamente só para receber contas e propagandas. Cartas? Elas quase já não existem mais, quando e se são escritas, são enviadas através do e-mail, ou outros programas de mensagens instantâneas.
Livros, repositórios de vídeos, banco de imagens, ambos já postados no blog estão disponíveis na internet para qualquer pessoa acessar.
 Os jornais impressos não são diferentes, muitos já estão na rede, o que possibilita o fácil acesso e consequentemente o usuário deixa de lado o jornal impresso. Segundo Mielniczuk (2001, p. 1) “A internet passa a ser empregada, de forma expressiva, para atender finalidades jornalísticas, a partir de sua utilização comercial, que se dá com o desenvolvimento da Web doas anos 90.” Um exemplo de jornal que disponibiliza o mesmo na rede é a Zero Hora, que além do jornal eletrônico ainda mantém o impresso.



 Os jornais eletrônicos vêm com muitos pontos positivos em relação aos profissionais da informação, onde proporcionará ao leitor a informação de mais fácil acesso, proporcionando assim a disseminação e a troca de informações entre os leitores.  Conforme Alves (2006):


“Trata-se de um meio ativo, que requer constante interação com seus usuários, contrastando com a relativa passividade que marca a relação do telespectador, ouvinte ou leitor com os meios tradicionais”.


Os jornais eletrônicos acabam gerando uma diversidade para seus usuários e também para os jornalistas, que poderão tanto consultar o jornal impresso quanto o jornal eletrônico. A internet está na vida de todos diariamente, visto que  centros de informação como bibliotecas, arquivos museus podem desfrutar de tal benefício, onde irá proporcionar acesso a novos conhecimentos dentro de suas instituições.




Referências


MIELNICZUK, Luciana. Características e implicações do jornalismo na Web. In: CONGRESSO DA SOPCOM, 2., 2001, Lisboa. Anais… Lisboa: Universidade Lusófona, 2001. Disponível em: <http://www.facom.ufba.br/jol/pdf/2001_mielniczuk_caracteristicasimplicacoes.pdf>. Acesso em: 27 out. 2011


ALVES, Rosental Calmon. Jornalismo digital: dez anos de web... e a revolução continua. Comunicação e Sociedade, [s.l.], v. 9-10, p. 93-102, 2006. Disponível em: <http://moodleinstitucional.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=101617>. Acesso em: 27 out. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário