Powered By Blogger

sábado, 22 de outubro de 2011

Repositório de Vídeos



 
É visto que nos dias de hoje a tecnologia está muito presente em nossas vidas, e também em constante crescimento.
As TICs (tecnologias de informação e comunicação), atualmente vêm tendo uma grande importância para o meio acadêmico, onde tem como objetivo auxiliar estudantes, com a disseminação e compartilhamento de pesquisas.
Graças as TICs e conseqüentemente o surgimento dos repositórios institucionais, tornou-se um auxílio para seus usuários que diariamente estão presentes na vida de cada um. Segundo Ferreira (2007, p. 80):

 “[…] a) aquelas que possibilitam a implementação de repositórios que se constituem em espaços de armazenamento, recuperação e recuperação e preservação da memória técnica produzida em uma dada área ou instituição; b) aquelas voltadas à implementação de repositórios cujo propósito seria a criação de espaços para a construção/reconstrução e compartilhamento do conhecimento visando otimizar a prática e o processo de pesquisa em determinada área”.

Como resultados dessas tecnologias surgiram os repositórios, um exemplo de repositório, são os repositórios institucionais, que tem como objetivo armazenar, preservar, organizar e disseminar os resultados de pesquisas de instituições de ensino. Segundo Rozados ([20--?], p. 2) os repositórios de vídeos são “sistemas de captura, tratamento, organização e recuperação da informação multimídia – vídeos.”
Eles auxiliam muito na educação onde alunos podem ter o acesso adequado a determinado material disponibilizado na rede.
Graças ao acesso livre  (open acess) é possível que o aluno possa ter acesso com maior facilidade a documentos disponibilizados na rede com o consentimento dos próprios autores.
Entre os inúmeros repositórios, estão os repositórios de vídeos que tem o objetivo de organizar, tratar, capturar e recuperar a informação.
Geralmente eles são usados para vários fins abrangendo várias áreas do conhecimento. Os serviços disponibilizados podem ser oferecidos por instituições gratuitas ou pagas.
Exemplos de repositórios de vídeos:

·         Canal Saúde: http://www.canalsaude.fiocruz.br (Disponibiliza vídeos digitais em saúde e qualidade de vida).
·         Zappiens: http://zappiens.br/portal/home.jsp (Instituições que disponibilizam seus vídeos, como a USP e NIC).
·         Vimeo: http://www.vimeo.com/  (Possibilta a boa qualidade de vídeos) 
·         YouTube: www.youtube.com (Atualemente, um dos sites mais acessados na rede)



Referências


FERREIRA, S. M. S. P. Repositório institucional em comunicação: o projeto Reposcom implementado junto à Federação de Bibliotecas Digitais em Ciências da Comunicação. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, n. esp., 1º sem. 2007. 

ROZADOS, H. B. F. Repositórios de vídeos. [20--?]. 20 transparências. Disponível em: <http://moodleinstitucional.ufrgs.br/course/view.php?id=10743>. Acesso em: 22 out. 2011.
 
WIKIPEDIA. Repositório. Disponivel em:  <http://pt.wikipedia.org/wiki/Reposit%C3%B3rio> Acesso em: 22 out. 2011.

VIMEO. Repositório de vídeos. 2011. Disponível em: <http://www.vimeo.com/>. Acesso em: 22 out. 2011.

ZAPPIENS. Sobre o projeto. 2010. Disponível em: <http://www.zappiens.br/portal/visualizarTexto.jsp?midia=sbprojeto>. Acesso em: 22 out. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário