Powered By Blogger

domingo, 27 de novembro de 2011

Convergência das Mídias



O semestre está acabando e essa será minha última publicação, na qual tratará abordar assuntos que já foram publicados anteriormente, e fazer uma reflexão sobre informação e mídias digitais.
Irei falar um pouco sobre a convergência, esta significa uma inovação/transformação cultural, geralmente consumidor procuram informações novas onde procuram fazer conexões a conteúdos.  


“Por convergência refiro-me ao fluxo de conteúdos através de múltiplos suportes midiáticos, à cooperação entre múltiplos mercados midiáticos e ao comportamento migratório dos públicos dos meios de comunicação, que vão a quase qualquer parte em busca das experiências de entretenimento que desejam.” Jenkins (2008, p. 27).


Trata-se da relação e do uso das mídias de informação, que atualmente está muito presente na vida das pessoas, acrescentando mais fontes para o crescimento do conhecimento. Nessas mídias existem as informações atualizadas a todo o momento que é livre para acesso de toda e qualquer pessoa que necessitar fazer pesquisa, ler, ou muitas outras funções, consequentemente interagindo com outras pessoas, realizando assim a troca de saberes mútuo.


“A Convergência das Mídias é a interação e interconexão entre a imprensa, a rádio, a televisão, os telefones, os computadores e as tecnologias de rede. Ela prevê que toda a informação esteja disponível, a toda a gente, em todas as horas, em todos os lugares, em suporte digital (sob a forma de bits) onde será possível interagir com a própria informação, com o saber bem, como alcançar os centros de produção de conhecimento que lhe dão origem.”  McLhuan (200?).


A convergência das mídias visa harmonizar uma ligação dos media tradicionais, que é encontrado em suportes digital, virtual, identificado no suporte físico. A troca de comunicação do usuário é o começo que irá atingir seu ponto mais alto em uma convergência. Segundo McLhuan (200?): “A interatividade é a espinha dorsal do self-media.”
É necessário que para que a convergência tenha mais destaque, é de se pensar os medias mais comuns e de uma forma bem diferente. A televisão acaba por acarretar uma forma de comunicação e a tecnologia não apresenta outras possibilidades.


“Num cenário de convergência, a televisão poderá alcançar novas características e objetivos, se bem que, nesse caso, não seja mais televisão, mas sim outra coisa qualquer.” McLhuan (200?).



McLhuan (200?) ainda afirma: “[. . .] a mensagem é formatada segundo o meio onde circula, e no caso do self-media, a mensagem será formatada pela interatividade.”
A convergência precisa ter a participação das pessoas, ao contrário ela não existiria, ela dispõe de recursos cujos usam a tecnologias, auxiliando no uso dos suportes de informação que irá ter como conseqüência a interatividade do usuário como também o seu crescimento no conhecimento. Ela acarreta uma mudança na vida das pessoas, incentivando a cada vez mais ela usarem os suportes que estão presentes na atual internet.
As Mídias de informações abordadas ao longo do semestre disponibilizam ao usuário inúmeros modos de acesso a informação, proporcionando o conhecimento e a troca de saberes com outras pessoas que também utilizam as mesmas mídias. A internet vem com força, modernizando-se com muita rapidez, nós como futuros profissionais devemos pesquisar sempre sobre novas tecnologias e suas mídias que proporcionam a informação, mantendo também no meio digital a interação do usuário com outros suportes.
Temos como objetivo auxiliar e disponibilizar para nossos usuários diferentes mídias para realizar suas pesquisas, e se atualizar sempre dos novos meios que vierem a surgir para ficar sempre por dentro de novas tecnologias,  consequentemente ajudando o usuário no aumento do seu conhecimento interagindo de um modo mais dinâmico com a sociedade.



Referências


JENKINS, HENRY. Venere no altar da convergência. In: ______. Cultura da convergência. Tradução: Suzana Alexandria. [Nova York]: Aleph, 2008. p. 25-51. Disponível em: <http://moodleinstitucional.ufrgs.br/course/view.php?id=10743>. Acesso em: 15 nov. 2011.


MCLHUAN, Marshall. A convergência das mídias: do Mass ao Self Media. [s.l]: [s.n.], [200?]. Disponível em: <http://www.citi.pt/estudos_multi/joao_mesquita/index.html>. Acesso em: 16 nov. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário