Powered By Blogger

sábado, 12 de novembro de 2011

E-BOOKS



Diante da internet que estamos muito acostumados no nosso dia-a-dia, é muito visível os suportes que estão disponíveis na rede e são possíveis acessá-los para buscar uma informação. Dentre os vários suportes estão os e-books, que nos possibilitam apreciar uma obra, sem ter a necessidade de comprar ou até mesmo se deslocar para adquirir um exemplar impresso do livro desejado.
Muitas pessoas pensam que os e-books são atuais, por causa da facilidade do acesso diante da internet que está em constante crescimento, e muito presente no nosso cotidiano, mas se enganam, pois eles tiveram início em 1971. O surgimento dos e-books não é recente, como muitas pessoas pensam. A história deste novo suporte informacional teve início em 1971, com o Projeto Gutenberg.  Segundo Pinheiro:

 “... a origem dos ebooks pode ser retribuida a Michael Hart, da Universidade de Illinois, que disponibilizou uma biblioteca gratuita de livros digitais com uma colecção de mais de dois mil exemplares entre os quais se encontra um grande número de obras clássicas.” Pinheiro (2011, p. 3).


Os suportes de informação vêm desde antigamente, do papiro ao livro eletrônico eles tem muita história, onde aconteceram à preservação de suas memórias, suas transformações até sua concretização. Desde sempre eles vem evoluindo e resgatado a importância desses registros, que consequentemente irão contribuir o avanço no meio social e a informação.

“Este suporte, segundo os estudiosos, atravessou séculos, levando a cultura do Egito a outros povos e oferecendo ao homem a oportunidade de realizar o seu maior desejo: a comunicação e o diálogo. Permitiu não só a preservação da memória cultural, mas serviu de testemunho da história dos materias usados pelo homem.” Benício e Silva (2005, p. 2).


Desde o surgimento dos suportes de informação eles vêm guardando e resgatando a importância da nossa história e da existência humana. Atualmente os suportes de informação têm uma importância visível, onde vão contribuir para o avanço e a consolidação da informação na sociedade.
No contexto da Biblioteconomia são visíveis os benefícios que os suportes proporcionam, bibliotecas de hoje em dia já utilizam suportes não convencionais, facilitando a disseminação da informação em tempo real. Existem quatro sistemas de informação que podem ser utilizados por bibliotecas:

·         Biblioteca eletrônica - utiliza microcomputadores, auxiliando o usuário na busca de informações, e a construção de acervo online, propiciando a busca de informações e textos completos.

·         Biblioteca digital – ela difere por possuir um acervo todo digital, proporciona recursos de uma biblioteca eletrônica, onde disponibiliza a pesquisa e a visualização de documentos, no próprio ambiente da biblioteca, como também por redes de computadores.


·         Biblioteca virtual – Depende da atual tecnologia virtual, que tem o objetivo de disponibilizar bibliotecas com salas próprias para o acesso e busca de informações online.

·       Biblioteca híbrida - abrange diferentes tecnologias, onde apresenta documentos impressos, digitais e acessos via rede eletrônica, no que é perceptível a transição das bibliotecas, que atualmente não é 100% digital, nem impressa.

“Ao buscarmos compreender esses novos sistemas de informação eletrônica, observamos que o ritmo acelerado da produção do conhecimento e as transformações da sociedade exigiram que as bibliotecas implantassem uma infra-estrutura compatível, incorporando novos processos que proporcionassem o acesso mais rápido à informação.” Benício e Silva(2005, p. 3).


Os e-books chegaram para auxiliar usuários, mais um novo meio de acesso a informação, dessa vez online. Juntamente com os suportes de informação, os e-books são mais um resultado da tecnologia que está aí para nos proporcionar mais facilidade do acesso à informação e ao conhecimento.



Referências


PINHEIRO, C. História do e-book. IN: Congresso Brasileiro de Leitura Digital, Porto Alegre, 2011. 25 transparências.

BENÍCIO, C.; SILVA, A. Do livro impresso ao e-book: o paradigma do suporte na Biblioteca Eletrônica. Biblionline, Paraíba, v. 1, n. 2, 2005.

SOARES, C. Novas escritas para a história dos e-books. Rio de Janeiro, Jornal do Brasil, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário