Powered By Blogger

terça-feira, 15 de novembro de 2011

WebMuseus


Hoje irei analisar alguns sites que abordam o assunto Web Museus, são sites que permitem qualquer pessoa que possua o interesse de conhecer a arte e novas culturas. Irão descobrir lugares que jamais imaginaram existir, navegando pelo museu virtual que está disponibilizado  na internet.

“O museu digital está, aqui, ligado diretamente a web, de um lado significando uma interface com os museus presenciais, de outro lado, criando o próprio cibermuseu, aquele que não possui uma interface presencial, num sentido metafórico, ou seja, designando os seus acervos para uma ordem digital e criando uma qualidade que tem o objetivo de manter a relação de semelhança com as origens daquilo que se conhece como museu.” Oliveira (2007, p. 148).


Diante do crescimento da internet na década de 90, os sites de museus cresceram muito, que eram disponibilizados nos mais diferentes assuntos. Permite ao usuário visitar diferentes sites de variados lugares sem precisar se deslocar para conhecer e apreciar obras, artes, documentos de outros países, culturas, etc. Segundo Carvalho: “...este desenvolvimento é inevitável em função da crescente digitalização do patrimônio cultural e da demanda de tornar as coleções mais acessíveis.”
Museu é uma instituição sem fins lucrativos, eles têm o objetivo servir a sociedade, que pode pesquisar visitar livremente. Os museus são aberto ao público, adquirem materiais, pesquisa, comunica e exibe para fins de estudo,visando o lazer, educação e também o conhecimento para todos.


“Com a rápida expansão da Internet na última década do século XX, multiplicaram-se sítios auto-intitulados “museus”, dentre os quais destacamos os museus de arte. Ostentando nomes como webmuseu, cibermuseu, museu
digital ou museu virtual, tais sítios apresentam-se, com freqüência, como interfaces de instituições museológicas construídas no espaço físico, como o Louvre, o Prado ou o MOMA, que, graças à Internet, podemos “visitar”
em um mesmo dia, escolhendo o melhor trajeto e o horário mais conveniente.” (NIEMEYER; LOUREIRO, 2004, p. 97).



Sites que utilizam serviços de museus virtuais:

Museu da Pessoa –  é um museu visual que trata de histórias de vida, que possibilita a participação gratuita de qualquer pessoa que tenha interesse de compartilhar sua história no site.


Museu Margs ( Museu de Arte do Rio Grande do Sul) – Trata-se de uma instituição muito tradicional,  expõe virtualmente o seu acervo. Disponibilizam um tour virtual de outras exposições diferentes.


 Museu MUVA (Museu Virtual de Artes El Pais) – Não possui uma acervo físico, mas disponibiliza para quem navega na internet um acervo completamente virtual.


Museu Virtual – Faz ligações com outras coleções que existe em outros acervos que possuem coleções digitais, o museu virtual não possui acervo físico.
 

Os museus ou webmuseus, estão oferecendo cada vê mais o acesso a informações que muitas vezes não são possíveis de acessá-las, proporcionam o conhecimento através da internet. Além de incentivar o conhecimento, webmuseus enriquecem a curiosidade de seus visitantes incentivando o enriquecimento do saber com diferentes informações de diferentes culturas.

Referências


NIEMEYER, Maria Lucia de; LOUREIRO, Matheus. Webmuseus de arte: aparatos informacionais no ciberespaço.  Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 2, p. 97-105, maio/ago. 2004. Disponível em: <http://moodleinstitucional.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=101649>. Acesso em: 06 nov. 2011.



OLIVEIRA, José Cláudio. O museu digital: uma metáfora do concreto ao digital. Comunicação e Sociedade, [São Paulo], v. 12, p. 147-161, 2007. Disponível em: <http://moodleinstitucional.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=101648>. Acesso em: 05 nov. 2011.


CAVALHO, Rosane Maria Rocha de. Comunicação e informação de museus na internet e o visitante virtual. Museologia e Patrimônio, [Rio de janeiro], v. 1, n. 1, p. 83-93, jul./dez. 2008. Disponível em: <http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/issue/view/2/showToc>. Acesso em: 05 nov. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário