Powered By Blogger

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Vídeos e informação



O vídeo está dentro de uma ampla tecnologia de processamento de sinais eletrônicos, onde é possível capturar, armazenar, transmitir ou apresentar as imagens que estão em movimento. Estão disponíveis nos mais diversos formatos:
Formato VHS;
Formato BETACAM;
Formato MiniDV;
Formato DVD;
Formato MiniDVD.

Atualmente a informação e a tecnologia estão muito presente na vida das pessoas, bibliotecas, escolas, etc. Estão disponibilizando várias formas para disseminar conhecimento para seus usuários, a internet hoje em dia está muito em alta, o que acaba proporcionando para o usuário uma facilidade para obter a informação que deseja. Dentre os inúmeros suportes existentes na rede, estão os blogs, redes socias, sites com periódicos, livros e também vídeos, o que vem atraindo grandes públicos, tanto jovens como adultos. Segundo Moran (1995, p. 3):
As linguagens da TV e do vídeo respondem â sensibilidade dos jovens e da grande maioria da população adulta. São dinâmicas, dirigem-se antes à afetividade do que à razão. O jovem lê o que pode visualizar, precisa ver para compreender.

Muitas escolas já usam os suportes eletrônicos, onde buscam atrair a atenção dos alunos e diferenciar o ensino dentro de sala de aula. A expectativa deles é grande, pois com o manejo de um suporte diferente irá auxiliá-los no aprendizado, e devido à facilidade dos jovens com a atual internet será de grande valia tanto para alunos quanto para professores o uso da mesma dentro da sala de aula. Segundo Dallacosta (2004, p.2) :

A utilização de vídeos na educação facilita a aproximação entre a realidade escolar e os interesses dos alunos. Vivemos um tempo em que as imagens assumem um papel de lazer com o qual a escola não pode competir. Porém, se ao contrário os professores utilizarem-se deste recurso junto a uma proposta de currículo integrado, parece-nos que a escola se tornará mais próxima da realidade dos alunos e conseqüentemente mais interessante para eles.

O vídeo pode trazer muitos benefícios, mas é necessário um correto uso do mesmo. Ele deve ser usado em sala de aula desde que não fuja do assunto que ali está sendo abordado, posteriormente discutido e comentado por alunos.
Conforme Moran (1995, p. 4 – 6) o vídeo pode ser utilizado de várias formas:
Vídeo com sensibilização;
Vídeo como ilustração;
Vídeo como simulação;
Vídeo como conteúdo de ensino;
Vídeo como produção;
Vídeo como avaliação;
Vídeo como espelho;
Vídeo como integração/suporte.

É visível que o uso dos vídeos traz muitos benefícios para quem o utiliza usado de uma forma adequada para cada situação, posteriormente irá proporcionar o aprendizado e conseqüentemente o conhecimento.

Referências

MORAN, José Manuel. O Vídeo na Sala de Aula. Comunicação & Educação, São Paulo, ano I, n. 2, p. 27-35, jan./abr. 1995. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/comueduc/artigos/2_27-35_01-04_1995.htm>.  Acesso em: 30 set. 2011.
DALLACOSTA, A. et al. O vídeo digital e a educação. XV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE - UFAM - 2004.
WIKIPEDIA. Cinema. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADdeo >. Acesso em: 20 out. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário