Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Fotografia e seus benefícios


A fotografia surgiu em meados do século XIX, sendo trabalhada por estudiosos, cientistas, etc. No decorrer dos anos, a fotografia despertava mais curiosidade dos estudiosos que tinham a intenção de aperfeiçoar e torna - lá mais acessível para as pessoas, visto que os estudiosos perceberam o que ela podia fazer.
Então surgiu a fotografia preta e branca, onde apresentou evolução técnica e a diminuição de custos, onde resultava em fotos muito boas com detalhes. Logo depois surgindo à colorida e no final do século XX a fotografia digital, onde diminuiu custos e acelerou processos e facilitou a produção, manuseio, armazenamento e a facilidade de divulgar as imagens pelo mundo.


Como meio virtual em que a imagem é transformada em milhares de pulsos eletrônicos, a fotografia digital pode ser armazenada em computadores, disquetes, CD-Rom ou cartões de memórias e, dessa forma, ser transmitida por satélite logo após sua produção, com a ajuda de um computador portátil e telefone. (OLIVEIRA, 2011, p. 4).


Sabe-se da importância que as fotos e seus acervos fotográficos irão proporcionar nas instituições de informação, guardar e preservar imagens, ver transformações, acontecimentos históricos. A fotografia dispõe desse ponto positivo e é de uma importância que nos permite preservar o passado. 
O bibliotecário além de saber ler e interpretar um texto, precisa saber ler uma fotografia, mesmo com a ausência de texto. Para um pesquisador a fotografia é de grande valia, pois possibilita recuperar informações em um determinado documento.  

[...] em se tratando do trabalho com documentos fotográficos, é necessário do profissional da informação além dos conhecimentos técnicos, a sua capacidade cognitiva para avaliar o conteúdo das imagens, buscando compreender que o documento fotográfico tem uma natureza diferenciada, devido a sua linguagem não-textual [...]. (SILVA, 20-?, p. 5)  

O profissional da informação tem como objetivo a preservar documentos, informações que futuramente irão ser usados para outros fins, por isso é importante o profissional ter o conhecimento sobre todos os suportes que possam auxiliar na divulgação e na preservação de um documento. Tornando possível a consulta que seus usuários necessitarem futuramente.

Referências

SILVA, R. C. da O profissional da informação como mediador entre o documento e o usuário: a experiência do acervo fotográfico da Fundação Joaquim Nabuco. [s.l.], [20--?].

OLIVEIRA, Erivam Morais de.  Da Fotografia Analógica à Ascensão da Fotografia Digital. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/oliveira-erivam-fotografia-analogica-fotografia-digital.pdf>.  Acesso em: 16 abr. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário