Powered By Blogger

domingo, 30 de outubro de 2011

Jornais Digitais Nacionais e Internacionais


Mais um caso de corrupção corre nas notícias dos jornais do mundo, o escândalo acontece com o agora ex – Ministro dos Esportes Orlando Silva, no qual tem fortes suspeitas na participação de desvio de dinheiro.
Os jornais eletrônicos escolhidos foram: El Clarín (Argentina), O Globo (Brasil)  El Pais (Espanha), e Folha Online (Brasil). 

                     Figura 1: El Clarín.com

O jornal Clarín ressalta notícia da saída do ministro Orlando Silva do seu cargo por suspeita de corrupção no atual governo de Dilma Rousseff. O jornal ainda afirma que a saída do mministro não só causou rebuliço no mundo político, mas também no nível das bases.
Embora o afastamento do Ministro tenha se concretizado, ainda não foram descoberta provas concretas sobre sua participação no caso.


                     Figura 2: O Globo Online

O Jornal o globo observa o processo do Ministro do esporte Orlando Silva, e mostram que as iniciativas de apuração dos fatos vieram do próprio acusado.
O Globo ainda afirma que esta informação pode estar escondida ou possa ter sido negligenciada pelo noticiário. Orlando Silva que propôs a abertura de investigação à Polícia Federal a ao Ministério Público, além de sua quebra de sigilo telefônico, fiscal, bancário e de correspondência.


                     Figura 3: El Pais.com

O jornal El país publica a notícia em que o Ministro dos Esportes Orlando Silva, membro do Partido Comunista (PCdoB), apresentou sua renúncia a presidente Dilma Rousseff, logo depois de a Suprema Corte anunciar a abertura de uma investigação de corrupção.


                         Figura 4: Folha.com
 
O jornal folha.com publicou na sua edição a nomeação de Aldo Rebelo para o Ministério do Esporte, que irá assumir o lugar de Orlando Silva, que deixou o governo em meio a denúncias de possível participação na corrupção.


Os jornais eletrônicos têm pontos em comum, nos quais buscam relatar a cobertura atualizada do que está acontecendo no mundo. A notícia do escândalo do ex Ministro dos Esportes Orlando Silva, cujo há suspeitas de desvio de dinheiro. Os jornais internacionais publicam a notícia de uma forma mais breve, não abrangendo muito o assunto, já os nacionais se aprofundam mais no que está acontecendo, relatando detalhes do caso e atualizando o mesmo no decorrer do tempo que o fato permanecer repercutindo novas informações sobre a notícia.




Referências


O GLOBO ONLINE. CNT cria comitê para investigar morte de Kadafi. O Globo, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/10/24/cnt-cria-comite-para-investigar-morte-de-kadafi-ong-denuncia-execucoes-em-sirta-925640405.asp>. Acesso em: 30 out. 2011.


EL CLARÍN.COM. Un video revela el pedido de clemencia de Kadafi al ser capturado. El Clarín, Buenos Aires, 2011. Disponível em: <http://www.clarin.com/mundo/demora-funeral-Kadafi-investigacion-muerte_0_576542516.html>. Acesso em: 30 out. 2011.


ZEROHORA.COM. Conselho Nacional de Transição líbio afirma que Kadafi está morto. Zero Hora, Porto Alegre, 2011. Disponível em: < http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Mundo&newsID=a3533213.htm>. Acesso em: 30 out. 2011.  


FOLHA.COM. Diario Oficial Publica nomeação de Aldo para Ministério do Esporte. Folha.com, Porto Alegre, 2011. Disponível em:        <http://www1.folha.uol.com.br/poder/998256-diario-oficial-publica-nomeacao-de-aldo-para-ministerio-do-esporte.shtml >. Acesso em: 30 out. 2011.