Powered By Blogger

domingo, 28 de agosto de 2011

A importância do blog como fonte de informação acadêmica




Os blogs começaram a surgir no ano de 1997, eles eram muito utilizados por jovens para desabafar, compartilhar alegrias, revoltas, como se fosse um diário virtual. Ao longo do tempo eles foram se tornando mais famosos, com mais funções voltadas tanto para o entretenimento, política e até blogs voltados para a área acadêmica, disponibilizando cada vez mais informações nesse meio digital.
VEJA E ROJO (2003) classificam os blogs como: 

  • temáticos: páginas dedicadas a uma disciplina ou assunto;
  • corporativos e colaborativos: páginas similares a um “mural virtual” de uma organização, com notícias ou com objectivos institucionais, ou mantidos por um grupo de indivíduos;
  • pessoais: mensagens de/sobre um indivíduo.


Não é de se admirar o desenvolvimento dos blogs, eles ultrapassam o contexto das empresas dos profissionais que ali as compõem. Podemos encontrar blogs institucionais ou corporativos, como já foi citado por VEJA e ROJO.

Esses blogs estabelecem novas propostas: como o ensino, onde irão disponibilizar suportes à aprendizagem. Eles tem o objetivo de construir uma memória que possa permitir o acesso de uma forma alternativa à informação e consequentemente a participação e o seu aprendizado.

Os blogs tem um papel importante na participação pública e no desenvolvimento na escola, empresas, etc. Juntos eles vão oferecer uma inteligência social e cívica,que é de grande valia para uma sociedade que cada vez mais se diferencia pela forma como faz os elementos se tornarem indispensáveis para o desenvolvimento de boas práticas no meio social.


NOVOS ESPAÇOS NA WEB: Os blogs na área da documentação e informação. Brasil: Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, v. 1, jan. 2007. Semestral.